Dicas Veterinárias

sexta-feira, 14 de junho de 2013

0 comentários



Hoje a Dra. Renata Altafin Parmejani, Médica Veterinária da Mercearia do animal, escreve sobre a importância da Higiene Bucal dos Cães e Gatos e sobre a Doença Periodontal.

A Doença Periodontal tem seu início com o acúmulo da placa bacteriana e com o passar do tempo, ela se mineraliza, formando os cálculos dentários mais conhecidos como tártaro.

Cerca de 85% dos cães e gatos com mais de 3 anos de idade apresentam um grau de Doença Periodontal que pode ser resolvida por tratamento. É, sem dúvida, a causa mais frequente de perdas dentais em animais, causando dor e desconforto na hora de se alimentarem.

Essas bactérias que ficam na boca do animal conseguem cair na circulação sanguínea, procurando novos sítios para poder se instalar, desencadeando doenças, como infecções no coração, doenças no fígado e nos rins. Já existem estudos que apontam as bactérias do tártaro sendo as mais frequentes aceleradoras da insuficiência renal e cardíacas nos cães.

A higiene dental preventiva é realizada através da escovação diária, com produtos específicos para os peludos, como pastas de dente e escovas. Porem, a falta de tempo associada ao temperamento da maioria dos animais, que não permitem o procedimento, leva ao acúmulo do tártaro durante os anos.

Nessa fase, a ação mecânica das cerdas da escova não é suficiente para sua remoção, sendo necessário recorrer ao Médico Veterinário para realizar a raspagem seguida de polimento dentário.

A Mercearia do Animal oferece aos seus clientes o serviço odontológico voltado para cães e gatos. Os tratamentos dentários são realizados por Médicos Veterinários especializados em odontologia canina e felina.

Agende uma avaliação bucal do seu pet, para qu ele tenha uma vida saudável.


Mercearia do Animal (Unidade Pinheiros)   (11) 3063-1245

Mercearia do Animal (Unidade Jardins)      (11) 3814-4029