VERMINOSES, MUITO IMPORTANTE PREVENIR!

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

0 comentários
j-come-ou-a-campanha-de-vacina-o12.jpg

Cães e Gatos estão sujeitos, diariamente, a infestações por parasitas. Um problema que é quase invisível.
A verminose canina assume um papel de destaque, sendo responsável por importantes zoonoses no homem. As crianças são muito suscetíveis, pois levam a mão a boca com frequência, podendo ingerir material contaminado. Dentre elas, destacam-se as formas larvares de:
Ancylostoma spp: mais conhecido como Larva Migrans Cutanea ou Bicho Geografico, que causam dermatites com uma coceira intensa.
Toxocara canismais conhecido como Larva Migrans Viceral que se localiza em diversos órgãos como olhos e sistema nervoso central causando graves lesões.
Echinococcus granulosus: mais conhecido como Hidatidose Cística que forma um cisto em fígado, baço e sistema nervoso central.
E dentre os protozoários que infectam o trato gastrintestinal dos cães, destacam-se Giardia sp e Cryptosporidium sp, que também são zoonoses.
Para cada idade do animal existe um programa básico de vermifugação assim como a dose calculada que é baseada no peso e os vermífugos são diferentes para cães e gatos devido sua composição.
Os principais sintomas nos cães e gatos são apatia, má absorção de nutrientes, perda de peso, pêlos eriçados e sem brilho, aumento de volume e dor abdominal, vômitos e diarreia e em casos mais graves até anemia moderada.
Outra verminose importante para os animais é o Dipylidium caninum, que é transmitido pela ingestão das pulgas. Por isso, recomenda-se também o controle mensal contra pulgas, pois estas são os hospedeiros intermediários desse verme.
Ou seja, dado ao estreito convívio dos animais com o homem torna-se fundamental o controle adequado da endoparasitose canina e felina, fazendo com que os veterinários assumam um papel importante como fonte de informação e na educação sanitária dos proprietários de cães e gatos. 

Artigo escrito pela Dra. Renata Altafin Parmejani - Médica Veterinária da Mercearia do Animal.
www.merceariadoanimal.com.br - (11) 3063-1245