Artigo sobre a Sarna Otodécica Felina

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Nesta coluna a Dra Patrícia Dias Colombini, Médica Veterinária e Responsável Técnica pela Mercearia do Animal . escreve sobre a Sarna Otodécica..


A Sarna Otodécica Felina, também conhecida como Sarna de Ouvido é causada por um ácaro que vive na superfície da pele.



Esses ácaros quando adultos são grandes e brancos, alimentando-se de resíduos epidérmicos e fluídos teciduais. À medida que os ácaros vão se alimentando o epitélio do conduto auditivo fica irritado e o canal enche-se de cerume(Cera) com aspecto escuro("grão de café").



Os sintomas clínicos são variáveis e atingem principalmente os felinos, sendo o mais comum o prurido(coceira) intruso, que causa muito incômodo no animal As lesões podem ficar restritas ao conduto auditivo externo mas os ácaros são comumente encontrados em outras áreas do corpo, particularmente no pescoço, nádega e cauda.



O diagnóstico é feito através do histórico e exame físico direto e indireto, através de otoscopia.Exames complementares como o parasitológico de cerume também são importantes para o diagnóstico.



O tratamento é feito através de medicamentos com agentes acaricidas, mas é importante fazer uma limpeza do conduto auditivo com ceruminolíticos(medicamentos que removem a cera do condutro).



Caso o seu animal apresente algum desses sintomas , procure rapidamente o Médico Veterinário de sua confiança, pois os ácaros de orelha são altamente contagiosos entre animais e até mesmo em humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário