FOGOS DE ARTIFÍCIO X CÃES E GATOS

segunda-feira, 26 de maio de 2014



Copa está chegando!!! Vamos com tudo Brasil!!!

Com os preparativos para os jogos, não podemos esquecer dos essenciais cuidados com os nossos bichinhos. Devido o barulho emitido pela grande quantidade de fogos de artifício, os animais se assustam facilmente e ficam desorientados.
Pensando no bem estar animal, o Grupo Organnact desenvolveu o CALMYN DOGCALMYN CAT e FITOCALMYN. Estes suplementos alimentares são indicados para cães e gatos de qualquer idade ou fase da vida, que combinam Triptofano e Tirosina capazes de deixar o seu animal mais tranquilo.
Outras opções são:
ANIZEN - Produto Homeopático para Cães e Gatos
CALM-NEW - Produto também à base de Triptofano e Tiamina
FELIWAY - Uma solução natural e prática
STRESS AWAY - Para cães agitados, ansiosos, irritados e hiperativos.


Vale lembrar que antes de utilizar um desses produto, consulte um médico veterinário.

Os Perigos e Principais Consequências dos Fogos
Fugas: perdidos, eles podem ser atropelados ou mesmo provocar acidentes.
Mortes: enforcando-se na própria coleira quando não conseguem rompê-la para fugir, ou mesmo ao tentarem passar por vãos pequenos, atirando-se de janelas, atravessando portas de vidro, batendo a cabeça contra paredes ou grades.
Ferimentos: quando atingidos ou quando abocanham rojão achando que é algum objeto para brincar.
Traumas emocionais, resultando em mudanças de temperamento (agressividade).
Ataques contra os próprios tutores e outras pessoas.
Brigas com outros animais e, inclusive, com os quais convivem.
Mutilações no desespero de fugir atravessando grades e portões.
Convulsões (ataques epileptiformes).
Morte e alteração do ciclo reprodutor dos animais da fauna silvestre.
Afogamento em piscinas.
Quedas de andares e alturas superiores.
Aprisionamento indesejado em lugares de difícil acesso na tentativa de se protegerem.
Paradas cardiorrespiratórias etc.

Recomendações
Acomode os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e, se possível, com um rádio ligado com música.
Fechar portas e janelas para evitar fugas e acidentes fatais.
Para abafar o som, coloque cobertores pesados ou mesmo um colchão tampando a janela. Pode-se forrar o chão com cobertor e cobrir o bichinho com um edredom.
Forneça alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo).
Procure um veterinário para sedar os animais no caso de não poder colocá-los para dentro de casa. Animais acorrentados acabam se enforcando em função do pânico.
Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos, que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos.

Observações - cães:
Não deixe muitos cães juntos, pois, excitados pelo barulho, podem brigar até a morte. Tente deixá-los em quartos separados.
Antes da queima de fogos, leve seu animal para perto da tv ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.

Observações - gatos:
Escolha um quarto da casa que tenha uma cama e um armário e prepare para ser o quarto dos gatos. Feche os gatos neste quarto a partir dos primeiros rojões e deixe-os lá. Deixá-los soltos aumenta o medo, a correria e o desespero, e eles acabam se enfiando em lugares como embaixo da máquina de lavar e da geladeira.
Para quem mora em casa, com gatos que tem acesso à rua, recolha os gatos antes do pôr-do-sol e feche-os da mesma maneira. Na rua é mais perigoso, pois, quando se assustarem, podem se perder. Além disso, podem ser alvo de maus-tratos*.
Forme toquinhas para o gato se esconder, que podem ser feitas colocando-se cobertores ou edredons dentro dos armários e/ou embaixo e em cima da cama.
Água, comida e caixinha de areia devem ficar distribuídos estratégicamente pelo quarto, sempre encostados na parede, para que não sejam derrubados.
Retire qualquer coisa que possa ser derrubada, quebrada ou derramada.

Texto Adaptado PEA - Projeto Esperança Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário