
Cães e Gatos estão sujeitos, diariamente, a infestações por parasitas. Um problema que é quase invisível.
A verminose canina assume um papel de destaque, sendo responsável por importantes zoonoses no homem. As crianças são muito suscetíveis, pois levam a mão a boca com frequência, podendo ingerir material contaminado. Dentre elas, destacam-se as formas larvares de:
* Ancylostoma spp: mais conhecido como Larva Migrans Cutanea ou Bicho Geografico, que causam dermatites com uma coceira intensa.
* Toxocara canis: mais conhecido como Larva Migrans Viceral que se localiza em diversos órgãos como olhos e sistema nervoso central causando graves lesões.
* Echinococcus granulosus: mais conhecido como Hidatidose Cística que forma um cisto em fígado, baço e sistema nervoso central.
E dentre os protozoários que infectam o trato gastrintestinal dos cães, destacam-se Giardia sp e Cryptosporidium sp, que também são zoonoses.
Para cada idade do animal existe um programa básico de vermifugação assim como a dose calculada que é baseada no peso e os vermífugos são diferentes para cães e gatos devido sua composição.
Os principais sintomas nos cães e gatos são apatia, má absorção de nutrientes, perda de peso, pêlos eriçados e sem brilho, aumento de volume e dor abdominal, vômitos e diarreia e em casos mais graves até anemia moderada.
Outra verminose importante para os animais é o Dipylidium caninum, que é transmitido pela ingestão das pulgas. Por isso, recomenda-se também o controle mensal contra pulgas, pois estas são os hospedeiros intermediários desse verme.
Ou seja, dado ao estreito convívio dos animais com o homem torna-se fundamental o controle adequado da endoparasitose canina e felina, fazendo com que os veterinários assumam um papel importante como fonte de informação e na educação sanitária dos proprietários de cães e gatos.
Artigo escrito pela Dra. Renata Altafin Parmejani - Médica Veterinária da Mercearia do Animal.
www.merceariadoanimal.com.br - (11) 3063-1245
Nenhum comentário:
Postar um comentário